Do bem comum da visão platônico-aristotélica à lógica hobbesiana do contrato social (da ordem mecânica da matéria à ordem final da vontade)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3415Palavras-chave:
modelo aristotélico, bem comum, modelo jusnaturalista, estado de natureza, direito naturalResumo
Detendo-se na investigação dos dois grandes modelos que caracterizam o pensamento político, a saber, o modelo clássico (grego ou aristotélico) e o modelo jusnaturalista (hobbesiano), o artigo em questão, distinguindo no âmbito daquele as teorias idealistas e realistas, empreende uma abordagem que, nas fronteiras deste último, sublinha desde a questão que envolve "Como nasceu o Estado?", proposta pela perspectiva historicista (paradigma aristotélico), que traz como fundamento o homem como "animal político", até a leitura racionalista (parâmetro hobbesiano), que acena com o problema "Por que existe o Estado?", identificando o homem como um ser naturalmente antissocial, salientando que, se o bem comum determina a visão platônico-aristotélica, a leitura hobbesiana instaura uma lógica que emerge através do contrato social e assinala a tendência natural da autopreservação como fundamento da ação humana, consistindo, em suma, na transição da ordem mecânica da matéria à ordem final da vontade.Downloads
Referências
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Ed. revista e ampliada. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARISTÓTELES. A política. Tradução de Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
ARISTÓTELES. Tópicos. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2007.
AURÉLIO, Diogo Pires. Introdução. In: SPINOZA, B. de. Tratado político: Baruch de Espinosa. 1. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
BARAQUIN, N.; LAFFITTE, J. Dicionário de Filósofos (Dictionnaire des Philosophes). Lisboa: Edições 70, 2004.
BOBBIO, N. O filósofo e a política. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DUVIGNAUD, J. A Sociologia. Guia Alfabético (La Sociologie). Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1974.
FRATESCHI, Y. A física da política: Hobbes contra Aristóteles. Campinas: Unicamp, 2008.
HOBBES, T. Do Cidadão. Trad. Renato Janine Ribeiro. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
HOBBES, T. Leviatã: Ou matéria, forma e poder de uma república eclesiástica e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MACPHERSON, C. B. A teoria política do individualismo possessivo: de Hoobes a Locke. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Introdução. In: PLATÃO. A República. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian, 2001.
PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbbenkian, 2001.
VEGETTI, M. Um paradigma do céu: Platão político, de Aristóteles ao século XX. Trad. Maria da Graça Gomes de Pina. São Paulo: Annablume, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Luiz Carlos Mariano da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.