O valor da educação pública
resultados quantitativos
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p23-48Palavras-chave:
Escola pública, Avaliações externas., Quase-mercado., Resultados quantitativos.Resumo
Este artigo busca trazer para reflexão os impactos da ideologia gerencial observada na busca pelos resultados quantificativos da escola pública. Portanto, analisaremos alguns dos impactos das avaliações externas na escola pública do estado do Rio Grande do Sul (RS), entre os anos de 2015-2020. Objetiva-se compreender o dito quase-mercado na escola pública, adaptado por uma lógica tecnocrática que se insere nos processos da educação por meio do gerencialismo e gerencialização visando, nesse particular, construir currículos para os resultados quantitativos. Além das trocas entre empresas e escolas que também fomentam um quase-mercado. Para tanto, observamos pontos da crise do capitalismo, a partir da década de 1980, que ajudou a fortalecer está lógica tecnocrática no setor público. O que se busca mostrar na gestão concreta dos recursos públicos da educação, com base na política de tributação gaúcha entre os anos de 2015-2020. Para isso, além da análise bibliográfica, lançamos mão de entrevista semiestruturada, ocorridas entre os anos de 2018 e 2020, entre cinco escolas públicas estaduais com ensino médio na cidade de Santa Maria/RS. Nas escolas foram entrevistados: professoras; diretora; coordenadores pedagógicos; vice-diretora, totalizando nove entrevistados. Com o uso da entrevista, foi observado a predominância de perspectivas dos entrevistados em tensão com entendimentos sobre aquilo que deve estar subjacente ao trabalho de socialização escolar. Pois, primeiramente, conforme observado nesses relatos, a preocupação deveria ser o aprendizado de fato do aluno, o que está para além dos números.
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