Liderança e motivação profissional: estratégia política e representatividade trabalhista.
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1273Palavras-chave:
Liderança, Toyotismo, Ideologia, SindicatoResumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar como a ideia de liderança que surge a partir do modelo administrativo toyotista e o discurso motivacional utilizado por seus representantes concebem estratégias ideológicas cujo objetivo último foi quebrar a resistência dos trabalhadores acerca da implementação deste modelo produtivo. Isto foi feito a partir da adoção de um discurso de caráter consensual com a intenção de desconstruir a ideia de conflitualidade existente nas relações sociais e produtivas capitalistas. Uma das estratégias centrais utilizadas nesta empreitada foi e tem sido a desqualificação da representação sindical, sobretudo a de caráter conflitivo, em nome da exaltação da representação dos empregados via intra-empresa mediada pelos chamados líderes. Estes passaram a ter a função de ocupar o papel de representante dos interesses dos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aurora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores cedem à Revista Aurora os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.