O ensino de sociologia e a arte
socialização e interação social no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p75-88Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Arte, PIBID, Socialização, Interação SocialResumo
Este artigo analisa as potencialidades de um ensino de Sociologia que se aproprie das linguagens artísticas em suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino. É refletido se a arte é, em si, uma ferramenta eficiente para o ensino/aprendizagem, principalmente para os jovens do Ensino Médio, podendo aproximar conteúdos e temas sociológicos aos estudantes e ser um excelente instrumento para a expressão e ação destes. A partir das contribuições de Bertold Brecht (1967), Augusto Boal (1991), Ernst Fischer (1987) e Ana Paula Cordeiro (1997) este texto refletirá sobre a necessidade da arte em uma sociedade capitalista voltada para o mercado de trabalho e como a educação com uma perspectiva humanizadora pode vir a emancipar sujeitos e prepará-los para uma vida menos alienante. Objetiva discutir a presença do lúdico nas práticas pedagógicas, apresentando uma sequência de atividades desenvolvidas em uma escola estadual localizada em Marília, São Paulo, utilizando linguagens como o teatro, a música, a fotografia, a pintura, a literatura e o audiovisual, para trabalhar conceitos como ‘Socialização’ e ‘Interação Social’ a partir do contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), as quais promoveram uma maior apropriação das teorias sociológicas e desnaturalização das relações sociais.
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