“Custa nada sonhar” em tempos de hiperinflação
um retrato bem humorado da trágica realidade econômica brasileira no início da década de 1990
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n1.p155-170Palavras-chave:
Itamar Assumpção e Paulo Leminski, Hiperinflação, Indústria Fonográfica, Produção Musical IndependenteResumo
Este artigo busca analisar o contexto social, político, econômico e cultural brasileiro no início dos anos 1990. O trabalho tem como base a análise crítica da canção “Custa Nada Sonhar” (Itamar Assumpção/ Paulo Leminski) que possibilita a abertura para o desenvolvimento do tema proposto. Inicialmente, apresenta através de breves comentários a trajetória pessoal e profissional dos compositores. Em seguida, parte para a análise da canção dividida em texto e música. Para assim, através dos elementos presentes na obra, tratar o momento político e econômico do início desta década e o impacto ocasionado pela crise econômica no setor da indústria fonográfica. Assim como, o desenvolvimento da produção musical independente como via alternativa à lógica da indústria e do mercado.
Downloads
Referências
BASTOS, Maria Clara. Processos de composição e expressão na obra de Itamar Assumpção. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo.
CALADO, Carlos. Trilogia combina artesanato sonoro e humor. Folha de São Paulo, caderno Ilustrada, 23/5/1994. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/23/ilustrada/16.html
CASTRO, Riba. Lira Paulistana: um delírio de porão. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. 2 ª ed. São Paulo: Boitempo/Fapesp, 2008.
DIAS, Marcia Tosta. A produção fonográfica independente – Baratos Afins e o rock dos anos 80. ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 31, p. 39-55, jul./dez. 2015.
FALBO, Conrado Vito Rodrigues. Beleléu e Pretobrás: Palavra, performance e personagens nas canções de Itamar Assumpção. Recife, 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Artes e Comunicação. Universidade Federal de Pernambuco.
FASUTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
GARCIA, Walter. “Clara Crocodilo” e “Nego Dito”: dois perigosos marginais?. Antíteses, Londrina, v.8, n.15, p. 10-36, jan./jun. 2015.
HARA, Tony. Amizade e Criação. VEREDAS - Revista Interdisciplinar de Humanidades, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 18-42, dez. 2018. Disponível em: httprevista.unisa.brindex.php1articleview54. Acesso em 29 jun. 2020.
NUERNBERGER, Renan. Inquietudo: uma poética possível no Brasil dos anos 1970. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, Francisco de. Política numa era de indeterminação: opacidade e reencantamento. In: OLIVEIRA, Francisco; RIZEK, Cibele Saliba (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 15-45.
PAULO, Leminski. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2851/paulo-leminski>. Acesso em: 5 de jul. 2020.
SILVA, Rita de Cassia. Singular e Plural: os vários “eus” de Beleléu – Uma análise da performance como linguagem nos primeiros discos de Itamar Assumpção. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo.
SIMON, Iumna Maria; DANTAS, Vinicius. Poesia ruim, sociedade pior. Remate de Males, Campinas, v. 7, p.95-108, 1987.
SIMON, Iumna Maria. Considerações sobre a poesia brasileira em fim de século. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 55, p.27-36, nov. 1999.
VAZ, Nuno Vaz. História da Música Independente. São Paulo: Brasiliense, 1988.
VICENTE, Eduardo. A Música Independente no Brasil: Uma Reflexão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/49335008949277938986592713214137599956.pdf>. Acesso em 25 jun. 2020.
VELLOSO, Rogério (direção). Itamar Assumpção: Daquele instante em diante. São Paulo, Itaú Cultural, 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=be2n1tpJjf0>. Acesso em 25 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Pellegrino de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.