Do direito à educação do campo
a luta continua!
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1218Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Política Educacional, Movimentos sociaisResumo
Pretende-se, nesse artigo, desvelar as relações históricas entre Estado e movimentos sociais, no que diz respeito à oferta de educação pública aos povos do campo. Apesar de haver um debate nacional e produções teóricas acerca desse objeto de estudo, admite-se a necessidade de continuar essas reflexões sobre as políticas para a Educação do Campo e sobre a luta dos movimentos sociais do campo com essa finalidade. Entende-se o campo como espaço de vida e resistência, onde trabalhadores(as) lutam por reforma agrária e pela educação pública. Parte-se da Colônia, mas sem pretensões cronológicas e sim, tentando verificar nas raízes históricas do fenômeno a explicação para sua manifestaçãoDownloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete & MOLINA, Mónica Castagna (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: SECAD, 2002.
CALAZANS, Maria Julieta. Planejamento da educação no Brasil: novas estratégias em busca de novas concepções. In: KUENZER, Acácia Zeneida et all. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1996.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: SP, Editora fundação Perseu Abramo, 2000.
LIMA Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de pombal a passarinho. Brasília : Editora Brasília, 1978.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Mary Azevedo de (Ogs). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: ‘Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo’, 2004. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, No 5).
MARX, K. A questão Judaica. Portugal, Lisboa: Edições 70, 1989).
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira. Campinas: SP; Editora: Autores Associados, 2001).
SAVIANI, Dermeval. A nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Adelaide Ferreira Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.