Do direito à educação do campo

a luta continua!

Autores

  • Adelaide Ferreira Coutinho Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1218

Palavras-chave:

Educação, Educação do Campo, Política Educacional, Movimentos sociais

Resumo

Pretende-se, nesse artigo, desvelar as relações históricas entre Estado e movimentos sociais, no que diz respeito à oferta de educação pública aos povos do campo. Apesar de haver um debate nacional e produções teóricas acerca desse objeto de estudo, admite-se a necessidade de continuar essas reflexões sobre as políticas para a Educação do Campo e sobre a luta dos movimentos sociais do campo com essa finalidade. Entende-se o campo como espaço de vida e resistência, onde trabalhadores(as) lutam por reforma agrária e pela educação pública. Parte-se da Colônia, mas sem pretensões cronológicas e sim, tentando verificar nas raízes históricas do fenômeno a explicação para sua manifestação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaide Ferreira Coutinho, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação II da UFMA. Coordenadora Institucional - UFMA do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA/UFMA/MST/ASSEMA/CCN/ACO NERUQ. Contato: adelaide.fcoutinho@bol.com.br

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete & MOLINA, Mónica Castagna (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: SECAD, 2002.

CALAZANS, Maria Julieta. Planejamento da educação no Brasil: novas estratégias em busca de novas concepções. In: KUENZER, Acácia Zeneida et all. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1996.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: SP, Editora fundação Perseu Abramo, 2000.

LIMA Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de pombal a passarinho. Brasília : Editora Brasília, 1978.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O Campo da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Mary Azevedo de (Ogs). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: ‘Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo’, 2004. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, No 5).

MARX, K. A questão Judaica. Portugal, Lisboa: Edições 70, 1989).

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira. Campinas: SP; Editora: Autores Associados, 2001).

SAVIANI, Dermeval. A nova Lei da Educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

COUTINHO, A. F. Do direito à educação do campo: a luta continua!. Revista Aurora, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 40–48, 2009. DOI: 10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1218. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Miscelânea

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.