O Estado e as reformas pós década de 90

movimentos sociais, terceiro setor e educação não-formal

Autores

  • Francieli Araújo Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Peres Barbosa Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1216

Palavras-chave:

Interesse Terceiro Setor. Educação Não-Formal. Neoliberalismo.

Resumo

O presente texto tem como objetivo discutir em que medida as reformas sociais, políticas e econômicas, desencadeadas pós-década de 90 no Brasil, impulsionaram o surgimento de projetos no âmbito da educação não-formal. Com o enxugamento das funções do Estado, há o desvio para o terceiro setor, com ênfase nas ONGs, que não realizam uma análise da raíz dos problemas sociais. Dentro desta lógica, se desperta o princípio do esfacelamento dos movimentos sociais combativos e novos grupos sociais entram em cena, representados pelo terceiro setor, no qual suas ações são de caráter assistencialista. À luz deste contexto, se insere a educação não-formal, que visa atender as necessidades não garantidas pelo Estado.

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Biografia do Autor

  • Francieli Araújo, Universidade Estadual de Londrina

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina cursa atualmente especializaçãoem Ensino de Sociologia pela mesma instituição.

  • Renata Peres Barbosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Possui graduação pela Universidade Estadual de Londrina. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

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Publicado

2009-12-20

Edição

Seção

Miscelânea

Como Citar

ARAÚJO, Francieli; BARBOSA, Renata Peres. O Estado e as reformas pós década de 90: movimentos sociais, terceiro setor e educação não-formal. Revista Aurora, Marília, SP, v. 3, n. 1, p. 24–31, 2009. DOI: 10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1216. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1216.. Acesso em: 22 nov. 2024.