O Estado e as reformas pós década de 90
movimentos sociais, terceiro setor e educação não-formal
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2009.v3n1.1216Palavras-chave:
Interesse Terceiro Setor. Educação Não-Formal. Neoliberalismo.Resumo
O presente texto tem como objetivo discutir em que medida as reformas sociais, políticas e econômicas, desencadeadas pós-década de 90 no Brasil, impulsionaram o surgimento de projetos no âmbito da educação não-formal. Com o enxugamento das funções do Estado, há o desvio para o terceiro setor, com ênfase nas ONGs, que não realizam uma análise da raíz dos problemas sociais. Dentro desta lógica, se desperta o princípio do esfacelamento dos movimentos sociais combativos e novos grupos sociais entram em cena, representados pelo terceiro setor, no qual suas ações são de caráter assistencialista. À luz deste contexto, se insere a educação não-formal, que visa atender as necessidades não garantidas pelo Estado.
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