Luar do sertão
a ingenuidade fora de moda
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2008.v2n1.1200Palavras-chave:
Sertão, sertanejoResumo
Escrever esta apresentação se mostra uma tarefa mais difícil do que pode parecer à primeira vista. No dia 04 de dezembro deste ano sofremos uma perda irreparável. Nosso amigo e companheiro Odirlei Dias Pereira faleceu aos vinte e sete anos de idade, deixando saudades em seus conhecidos, colegas, amigos e familiares. Odirlei construiu sua carreira acadêmica na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (Marília) onde ingressou na graduação em 2002, e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em 2006. Foi um dos membros fundadores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura e Cinema da casa, era um apaixonado pelo cinema brasileiro, e sua dissertação de mestrado versa sobre esta temática como poderemos perceber pelo texto que segue: seu capítulo preferido, uma bela e consistente análise do filme Luar do Sertão (BR, 1970) de Osvaldo de Oliveira. Sempre ocupado, nosso amigo nutria um incrível gosto pela vida. Era um companheiro dedicado, sempre disposto a ajudar os amigos e não suportava ver ninguém triste. A Revista Aurora, por meio de sua seção Especial, homenageia este jovem intelectual, determinado e competente, publicando um dos capítulos de sua dissertação de mestrado defendida em outubro de 2008. Esta homenagem é marcada pela saudade, mas como diria o próprio Odirlei a todos que quisessem ouvir: ?Vamos que vamos!?.
Downloads
Referências
ABREU, Nuno César de. Boca do Lixo. Cinema e classes populares. São Paulo: Unicamp, 2006.
ALÉM, João Marcos. Caipira e Country: a nova ruralidade Brasileira. Tese de Doutorado do FFLCH da USP. 1996.
ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro não. Música popular e ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2005.
BACCARIN, Biaggio. Enciclopédia da Música Brasileira – Sertaneja. São Paulo: Art Editora; Publifolha, 2000.
BASTOS, Iara. Toledo. de Assis. O Riso no Circo: a comicidade Clownesca. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual Paulista, 2000.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CALDAS, Waldenyr. Acorde na Aurora. Música Sertaneja e Indústria Cultural. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
CALDAS, Waldenyr. O que é música sertaneja. São Paulo: Brasiliense, 1999.
CALDAS, Waldenyr. Revendo a música sertaneja. In: Revista USP no 64. Dossiê Brasil Rural. 2004/2005. (p. 59-67).
CANDIDO, Antonio. Os Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Editora 34-Duas Cidades, 2001.
DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas: Unicamp, 1995.
FERRETE, J. L. Capitão Furtado. Viola Caipira ou Sertaneja? Rio de Janeiro: Funarte, 1985
GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso. São Paulo: Perspectiva, 1986.
LEITE, Sidney Ferreira. Cinema Brasileiro. Das origens à Retomada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no Pedaço – Cultura Popular e Lazer na Cidade. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo. São Paulo: Pioneira, 1975.
MELO, João Manuel Cardoso; NOVAIS, Fernando. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In: NOVAIS, Fernando. História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Cinema: imagem e interpretação. São Paulo: Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, Outubro de 1996. (p. 83-104) [a] NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira: da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira – Cultura Brasileira e Indústria Cultural. São Paulo: Brasiliense, 2001.
PANTANO, Andreia. Ap. A personagem palhaço: a construção do sujeito. Dissertação de Mestrado do programa de Pós Graduação em Filosofia. Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. 2001.
PRADO, Décio Almeida. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 2002.
RAMOS, Fernão (Org). História do cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987.
RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe. (Org) Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 1997.
SEVERIANO, Jairo. e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. 85 anos de músicas brasileiras. Vol.1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34, 2002.
TONICO e TINOCO. A Dupla Coração do Brasil – Da Beira da Tuia ao Teatro Municipal. São Paulo: Ática, 1984.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico – A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
XAVIER, Ismail. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Odirlei Dias Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.