OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p280-294Palavras-chave:
BNCC, Aparelhos privados de Hegemonia, Educação paranaenseResumo
Esse artigo é parte integrante da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO/PR) e vinculada ao Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR), que analisou os Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais da educação em municípios paranaenses, com ênfase no Instituto Reúna. O texto está organizado em duas partes: sendo que num primeiro momento abordamos a concepção de Estado integral para Gramsci e abertura do mesmo para participação e dos APHEs na esfera educacional. Em seguida enfatizamos a participação do Instituto Reúna como APHE da burguesia, nas soluções educacionais para essa implementação da BNCC nos municípios do Paraná. Por fim, os resultados apontam que os APHEs são instrumentos da burguesia e estão legitimados pelo modelo de Estado, entendido enquanto sociedade e sociedade política, que encontraram na educação um campo fértil de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.