AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ESTADO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p110-122

Palavras-chave:

Estado moderno, Autonomia universitária, Universidade pública

Resumo

Esse artigo é parte integrante da pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO/PR) e vinculada ao Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR), que analisou a questão da autonomia universitária a partir da compreensão do Estado e as Políticas Educacionais, por meio das contribuições de Antonio Gramsci. O texto está organizado em duas partes: a concepção de Estado Moderno para Gramsci, em conseguinte suas implicações na formação do Estado brasileiro e os reflexos nos processos de autonomia universitária. Por fim, Os resultados apontam que à autonomia universitária no Brasil, sempre foi uma busca e não uma realidade concreta, devido a dois fatores primordiais: a formação histórica brasileira conservadora e autoritária, aliado à própria configuração do capital no país, que mantem e reforça o caráter dependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Paula Goetten

Mestrando na Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus Irati. Irati, Paraná, Brasil.

Michelle Fernandes Lima

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Goetten, R. de P., & Lima, M. F. (2022). AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ESTADO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 110–122. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p110-122