AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ESTADO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p110-122

Palavras-chave:

Estado moderno, Autonomia universitária, Universidade pública

Resumo

Esse artigo é parte integrante da pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO/PR) e vinculada ao Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR), que analisou a questão da autonomia universitária a partir da compreensão do Estado e as Políticas Educacionais, por meio das contribuições de Antonio Gramsci. O texto está organizado em duas partes: a concepção de Estado Moderno para Gramsci, em conseguinte suas implicações na formação do Estado brasileiro e os reflexos nos processos de autonomia universitária. Por fim, Os resultados apontam que à autonomia universitária no Brasil, sempre foi uma busca e não uma realidade concreta, devido a dois fatores primordiais: a formação histórica brasileira conservadora e autoritária, aliado à própria configuração do capital no país, que mantem e reforça o caráter dependente.

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Biografia do Autor

  • Rafael de Paula Goetten

    Mestrando na Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus Irati. Irati, Paraná, Brasil.

  • Michelle Fernandes Lima

    Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

GOETTEN, Rafael de Paula; LIMA, Michelle Fernandes. AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO ESTADO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 110–122, 2022. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p110-122. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/13952.. Acesso em: 21 nov. 2024.