PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APROPRIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA GRAMSCIANA

Autores

  • Michelle Fernandes Lima

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p49-63

Palavras-chave:

Pesquisa em políticas educacionais., Gramsci, Destaque de apropriação teórica e metodológica

Resumo

Este artigo é resultado de estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicentro PR) e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. A busca pela compreensão das ideias desse importante pensador italiano acompanha a autora desde a graduação, sendo grandes os desafios que permeiam a utilização coerente e cuidadosa da perspectiva gramsciana. O texto busca evidenciar alguns desafios teóricos e metodológicos no processo de elaboração e orientação de pesquisas. Trata-se de um exercício de análise de questões e dificuldades apontadas pelos estudantes da pós-graduação. O artigo está organizado em dois momentos, a saber: no primeiro está a caracterização do contexto de apropriação teórica e metodológica no processo de formação e de atuação na pós-graduação, destacando os principais conceitos utilizados; no segundo, a partir de dissertações orientadas e observações no contexto de orientação, as dificuldades presentes nesse processo são destacadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Fernandes Lima

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Lima, M. F. (2022). PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APROPRIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA GRAMSCIANA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 49–63. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p49-63