PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APROPRIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA GRAMSCIANA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p49-63Palavras-chave:
Pesquisa em políticas educacionais., Gramsci, Destaque de apropriação teórica e metodológicaResumo
Este artigo é resultado de estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicentro PR) e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. A busca pela compreensão das ideias desse importante pensador italiano acompanha a autora desde a graduação, sendo grandes os desafios que permeiam a utilização coerente e cuidadosa da perspectiva gramsciana. O texto busca evidenciar alguns desafios teóricos e metodológicos no processo de elaboração e orientação de pesquisas. Trata-se de um exercício de análise de questões e dificuldades apontadas pelos estudantes da pós-graduação. O artigo está organizado em dois momentos, a saber: no primeiro está a caracterização do contexto de apropriação teórica e metodológica no processo de formação e de atuação na pós-graduação, destacando os principais conceitos utilizados; no segundo, a partir de dissertações orientadas e observações no contexto de orientação, as dificuldades presentes nesse processo são destacadas.
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