OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO PARANAENSE

Autores

  • Jussara de Fátima Ivanski Ruppel Unicentro
  • Michelle Fernandes Lima Universidade estadual do Centro Oeste/ Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p280-294

Palavras-chave:

BNCC, Aparelhos privados de Hegemonia, Educação paranaense

Resumo

Esse artigo é parte integrante da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNICENTRO/PR) e vinculada ao Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação (UNICENTRO/PR), que analisou os Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos iniciais da educação em municípios paranaenses, com ênfase no Instituto Reúna.  O texto está organizado em duas partes: sendo que num primeiro momento abordamos a concepção de Estado integral para Gramsci e abertura do mesmo para participação e dos APHEs na esfera educacional.  Em seguida enfatizamos a participação do Instituto Reúna como APHE da burguesia, nas soluções educacionais para essa implementação da BNCC nos municípios do Paraná. Por fim, os resultados apontam que os APHEs são instrumentos da burguesia e estão legitimados pelo modelo de Estado, entendido enquanto sociedade e sociedade política, que encontraram na educação um campo fértil de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

  • Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Unicentro

    Mestranda na Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus Irati. Irati, Paraná, Brasil. - https://orcid.org/0000-0002-5645-3039

  • Michelle Fernandes Lima, Universidade estadual do Centro Oeste/ Unicentro

    Professora doutora na Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus Irati. Irati, Paraná, Brasil. - http://orcid.org/0000-0003-0896-4747

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Publicado

2023-03-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RUPPEL, Jussara de Fátima Ivanski; LIMA, Michelle Fernandes. OS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO PARANAENSE. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 280–294, 2023. DOI: 10.36311/2526-1843.2022.v7n11.p280-294. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14140.. Acesso em: 9 dez. 2024.