A TRAJETÓRIA DE ESTUDOS DO GRUPO LUTE E O NECESSÁRIO DIÁLOGO COM GRAMSCI

Autores

  • Ivan Penteado Dourado UDESC
  • Mariléia Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p32-47

Palavras-chave:

Grupo de pesquisa, Gramsci, Política educacional, Estado

Resumo

O presente artigo, organizado em três blocos, apresenta as produções do grupo de estudos Lutas Sociais, Trabalho e Educação (Lute) vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc) que completa, neste ano de 2024, dez anos de existência. As nove pesquisas expostas, ancoradas na perspectiva do materialismo histórico-dialético, ao se apropriarem do repertório categorial de Antonio Gramsci, dentre os quais, Estado integral, aparelhos privados de egemonia, e intelectuais orgânicos, para pensar as políticas educacionais no Brasil, América Latina e África, contribuem para superar a clivagem simplista e linear de “público versus privado”, redimensionando-a à perspectiva da totalidade.

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Biografia do Autor

  • Ivan Penteado Dourado, UDESC

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação UDESC/FAED. (Grupo de pesquisa LUTE -Lutas Sociais, Trabalho e Educação).

  • Mariléia Maria da Silva
    1. Doutora em Educação pela Universidade federal de Santa Catarina. Professora Titular no curso de Pedagogia e Pós-Graduação em Educação UDESC/FAED. Grupo de pesquisa LUTE -Lutas Sociais, Trabalho e Educação).

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Dossiê temático

Como Citar

A TRAJETÓRIA DE ESTUDOS DO GRUPO LUTE E O NECESSÁRIO DIÁLOGO COM GRAMSCI. (2024). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 9(14), 32-47. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p32-47