CONTRIBUIÇÕES DE LUKÁCS E GRAMSCI NO MÉTODO DIALÉTICO COMO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p99-109

Palavras-chave:

dialética, educação

Resumo

Este ensaio pretende confluir as ideias de Gramsci e Lukács, na perspectiva que tinham da ortodoxia do método dialético, cada um a seu modo (historicidade e totalidade), e que é um método ímpar para teoria e uma prática educativa no sentido mais lato do termo, isto é, de formação humana. E, também a ideologia que também foi um ponto de confluência entre os dos artífices do pensamento marxista. Pois, para os dois, e isto fica claro na Ontologia e nos Cadernos, a ideologia é o veículo de que os homens se utilizam para dar respostas aos conflitos da experiência. Portanto, a educação precisa ser uma intervenção ideológica para demover crenças do senso comum e transmutá-las para uma consciência emancipada.

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Biografia do Autor

  • Diego Fonseca Dantas, UFF/ NuFIPE

    Doutor em Educação pela UFF e Mestre em Ciência Política pela UFF. Graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação - NuFIPE e do Instituto Norberto Bobbio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DANTAS, Diego Fonseca. CONTRIBUIÇÕES DE LUKÁCS E GRAMSCI NO MÉTODO DIALÉTICO COMO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 99–109, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n14.p99-109. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/14942.. Acesso em: 21 nov. 2024.