PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APROPRIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA GRAMSCIANA

Autores/as

  • Michelle Fernandes Lima

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p49-63

Palabras clave:

Pesquisa em políticas educacionais., Gramsci, Destaque de apropriação teórica e metodológica

Resumen

Este artigo é resultado de estudos e pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unicentro PR) e do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. A busca pela compreensão das ideias desse importante pensador italiano acompanha a autora desde a graduação, sendo grandes os desafios que permeiam a utilização coerente e cuidadosa da perspectiva gramsciana. O texto busca evidenciar alguns desafios teóricos e metodológicos no processo de elaboração e orientação de pesquisas. Trata-se de um exercício de análise de questões e dificuldades apontadas pelos estudantes da pós-graduação. O artigo está organizado em dois momentos, a saber: no primeiro está a caracterização do contexto de apropriação teórica e metodológica no processo de formação e de atuação na pós-graduação, destacando os principais conceitos utilizados; no segundo, a partir de dissertações orientadas e observações no contexto de orientação, as dificuldades presentes nesse processo são destacadas. 

Biografía del autor/a

  • Michelle Fernandes Lima

    Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNICENTRO).

Publicado

2022-11-17

Cómo citar

PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APROPRIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA GRAMSCIANA. (2022). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 49-63. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p49-63