O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732006000100006Parole chiave:
Lukács, romance, modernidade,Abstract
O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.Downloads
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Pubblicato
2006-01-01
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Come citare
SILVA, Arlenice Almeida da. O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 29, n. 1, p. 79–94, 2006. DOI: 10.1590/S0101-31732006000100006. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/905.. Acesso em: 25 nov. 2024.