AS NOÇÕES DE STIMMUNG EM UMA SÉRIE HISTÓRICA

ENTRE DISPOSIÇÃO E ATMOSFERA

Autores

  • ARLENICE ALMEIDA DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000500005

Palavras-chave:

Stimmung, Fichte, Kant, Riegl, Lukács

Resumo

A relação entre arte e filosofia é examinada com base na noção de Stimmung, que surge no século XVIII, na teoria musical, como relação de proporção entre tons ou instrumentos, sendo, em seguida, transposta para a estética, no final do século, com Kant e Fichte. Em Kant, a Stimmung refere-se à disposição das faculdades de conhecimento para um conhecimento em geral, isto é, como o pressuposto da apresentação estética, por meio da qual se preserva a noção de proporção entre as faculdades. Em Sobre o espírito e a letra na filosofia, Fichte assinala que a disposição estética é o modo de atuar do impulso estético, ligado livremente e diretamente à faculdade da imaginação e à atividade de criação. Essa tradição estética é revista pelo historiador Aloïs Riegl, em 1899, no ensaio intitulado Die Stimmung als Inhalt der moderne Kunst, no qual o conceito de Stimmung é pela primeira vez apresentado em chave histórica, enquanto conteúdo da arte moderna, no sentido de atmosfera, isto é, da vivência de uma relação por meio da qual a consciência, em conformidade com a lei imanente, adquire alguma certeza. Revisão semelhante foi realizada pelo jovem filósofo György Lukács, em A alma e as formas, de 1910, na qual o autor pensa as diferenças de sentido entre as noções de Stimmung e de atmosfera (Atmosphäre).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ARLENICE ALMEIDA DA SILVA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

17-01-2017 — Atualizado em 22-02-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

SILVA, ARLENICE ALMEIDA DA. AS NOÇÕES DE STIMMUNG EM UMA SÉRIE HISTÓRICA: ENTRE DISPOSIÇÃO E ATMOSFERA. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 39, n. Special Issue, p. 53–74, 2023. DOI: 10.1590/S0101-31732016000500005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6593.. Acesso em: 23 nov. 2024.