O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732006000100006Palabras clave:
Lukács, romance, modernidade,Resumen
O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.Publicado
01-01-2006
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Artículos y Comentarios
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O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács. (2006). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 29(1), 79-94. https://doi.org/10.1590/S0101-31732006000100006