O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács

Auteurs-es

  • Arlenice Almeida da Silva

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-31732006000100006

Mots-clés :

Lukács, romance, modernidade,

Résumé

O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.

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Publié

2006-01-01

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SILVA, Arlenice Almeida da. O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 29, n. 1, p. 79–94, 2006. DOI: 10.1590/S0101-31732006000100006. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/905.. Acesso em: 25 nov. 2024.