Teatro e pensamento
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31731999000100007Résumé
Platão tem uma visão negativa da arte e da tragédia. A “irracionalidade” da prática artística está na base dessa negação. Sua visão é contrária ao perspectivismo humanista de Eurípedes e dos sofistas. Na filosofia renascentista, o sujeito observador (temporal e racional) pressupõe o múltiplo e o infinito. O perspectivismo está na base dessa orientação e Shakespeare é a melhor expressão artística desse pressuposto defendido na filosofia por Giordano Bruno.Téléchargements
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Publié
1999-01-01
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Articles et Commentaires
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© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2021
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Comment citer
BOLOGNESI, Mário Fernando. Teatro e pensamento. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 21, n. 1, p. 53–65, 1999. DOI: 10.1590/S0101-31731999000100007. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/801.. Acesso em: 22 nov. 2024.