Teatro e pensamento

Auteurs-es

  • Mário Fernando Bolognesi

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-31731999000100007

Résumé

Platão tem uma visão negativa da arte e da tragédia. A “irracionalidade” da prática artística está na base dessa negação. Sua visão é contrária ao perspectivismo humanista de Eurípedes e dos sofistas. Na filosofia renascentista, o sujeito observador (temporal e racional) pressupõe o múltiplo e o infinito. O perspectivismo está na base dessa orientação e Shakespeare é a melhor expressão artística desse pressuposto defendido na filosofia por Giordano Bruno.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Publié

1999-01-01

Numéro

Rubrique

Articles et Commentaires

Comment citer

BOLOGNESI, Mário Fernando. Teatro e pensamento. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 21, n. 1, p. 53–65, 1999. DOI: 10.1590/S0101-31731999000100007. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/801.. Acesso em: 22 nov. 2024.