A Educação Especial na perspectiva inclusiva

da (a)normalidade ao atendimento educacional especializado

Autores

  • Lyanny Araújo FRANCÊS
  • José Anchieta de Oliveira BENTES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.02.p11

Palavras-chave:

(A)Normalidade, Modelo Social de Deficiência, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a partir de um ensaio bibliográfico que contou com consultas a diversos materiais científicos que abordam a temática. Primeiramente, optou-se por resgatar o surgimento do conceito do termo “normal” que deliberou a figura do corpo médio, perfeito e normal, presente em discursos da sociedade a respeito dos corpos lesionados. Em seguida, dar destaque ao debate sobre o modelo social da deficiência, pensando quais as consequências das dificuldades e das barreiras impostas pela sociedade às pessoas consideradas diferentes e, por fim, assinalar os desafios atuais encontrados nas práticas docentes de suplementação e complementação curricular desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) aos alunos com deficiência.

Recebido em: 11 de fevereiro de 2017

Modificado em: 02 de agosto de 2017

Aceito em: 30 de outubro de 2017

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lyanny Araújo FRANCÊS
    Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado, da Universidade do Estado do Pará, disciplina: Educação Especial na perspectiva inclusiva: política e fundamentos teórico-metodológicos. Professora da Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém – SEMEC, atua nas Salas de Recursos Multifuncionais. Pedagoga da SETET/PA. E-mail: lyanny.araujo@gmail.com
  • José Anchieta de Oliveira BENTES
    Pós-doutor em Educação. Doutor em Educação Especial. Mestre em Letras – Linguística. Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia e integra o Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). E-mail: anchieta2005@yahoo.com.br

Publicado

2018-04-02

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

FRANCÊS, Lyanny Araújo; BENTES, José Anchieta de Oliveira. A Educação Especial na perspectiva inclusiva: da (a)normalidade ao atendimento educacional especializado. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n2.02.p11. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7761.. Acesso em: 22 nov. 2024.