A Educação Especial na perspectiva inclusiva
da (a)normalidade ao atendimento educacional especializado
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n2.02.p11Palavras-chave:
(A)Normalidade, Modelo Social de Deficiência, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
Esse estudo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, a partir de um ensaio bibliográfico que contou com consultas a diversos materiais científicos que abordam a temática. Primeiramente, optou-se por resgatar o surgimento do conceito do termo “normal” que deliberou a figura do corpo médio, perfeito e normal, presente em discursos da sociedade a respeito dos corpos lesionados. Em seguida, dar destaque ao debate sobre o modelo social da deficiência, pensando quais as consequências das dificuldades e das barreiras impostas pela sociedade às pessoas consideradas diferentes e, por fim, assinalar os desafios atuais encontrados nas práticas docentes de suplementação e complementação curricular desenvolvidas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) aos alunos com deficiência.
Recebido em: 11 de fevereiro de 2017
Modificado em: 02 de agosto de 2017
Aceito em: 30 de outubro de 2017
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1