EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89Resumo
o presente estudo teve por objetivo identificar a atuação e as concepções de professores em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou identificar as percepções desses professores em relação à participação da escola nesse processo e ao funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. Para coletar os dados foi utilizado um questionário, com perguntas fechadas, aplicado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental que está localizada no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém. As respostas foram tabuladas no programa Microsoft Excel®, com elaboração de tabelas e gráficos para análises descritivas. Os resultados demonstram que os professores não se sentem aptos a trabalhar com essa clientela, embora sejam favoráveis ao processo de inclusão. Além disso, eles não consideram suas práticas pedagógicas ou avaliações satisfatórias para o processo de inclusão. Os professores mencionaram, ainda, a fundamental importância de adaptações curriculares. Sendo assim, é possível inferir que existe uma necessidade latente de um projeto de capacitação profissional e de formação continuada para estes professores, com foco para um planejamento em parceira entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e professor das séries comuns. Com isso, podem ser vislumbradas ações que proporcionem a permanência na escola regular e a aprendizagem dos alunos com deficiência.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-09-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco; XIMENES, Lenir Gomes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332.. Acesso em: 22 nov. 2024.