MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Monica Carvalho Magalhães KASSAR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar aspectos da história da constituição da pesquisa em educação no Brasil e entender como se configura a formação de pesquisadores em Educação Especial, nesse contexto. Para seu desenvolvimento, foram levantadas e analisadas circunstâncias históricas da estruturação dos primeiros órgãos de pesquisa educacional no Brasil e da formação dos primeiros pesquisadores em Educação Especial, responsáveis pela construção de Cursos lato e stricto sensu na área. Na análise desse material, foi identificada a influência de diferentes campos de conhecimento e perspectivas epistemológicas. Concluí-se que,
atualmente, sob a perspectiva pós-moderna de leitura da realidade social, a Educação Especial encontra-se diante do desafio de subsistir como área de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monica Carvalho Magalhães KASSAR

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-03-06

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

KASSAR, Monica Carvalho Magalhães. MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6754.. Acesso em: 22 nov. 2024.