MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19Abstract
Este artigo propõe-se a apresentar aspectos da história da constituição da pesquisa em educação no Brasil e entender como se configura a formação de pesquisadores em Educação Especial, nesse contexto. Para seu desenvolvimento, foram levantadas e analisadas circunstâncias históricas da estruturação dos primeiros órgãos de pesquisa educacional no Brasil e da formação dos primeiros pesquisadores em Educação Especial, responsáveis pela construção de Cursos lato e stricto sensu na área. Na análise desse material, foi identificada a influência de diferentes campos de conhecimento e perspectivas epistemológicas. Concluí-se que,atualmente, sob a perspectiva pós-moderna de leitura da realidade social, a Educação Especial encontra-se diante do desafio de subsistir como área de conhecimento.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-06
Issue
Section
Ensaio
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
KASSAR, Monica Carvalho Magalhães. MOVIMENTOS E ABORDAGENS PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.03.p19. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6754.. Acesso em: 22 nov. 2024.