A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5758Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de terapeutas ocupacionais de uma universidade públicada Região Nordeste do Brasil, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que permitiu entrevistar de forma relexiva 14 terapeutas ocupacionais. A análise de dados empregada foi a de conteúdo, especiicamente a temática. Os resultados indicaram que os(as) terapeutas ocupacionais são favoráveis à educação inclusiva, porém suas formações proissionais estavam direcionadas para uma dimensão clínica-terapêutica. Mediante essa situação, os(as) terapeutas ocupacionais sugerem algumas mudanças: incentivar a interface entre as áreas da saúde e educação; analisar/reformular a matriz curricular do curso; associar o conteúdo da Terapia Ocupacional no campo da educação inclusiva com os eixos do ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é necessário que a Universidade pesquisada programe e execute ações que contribuam para formação proissional do(a) terapeuta ocupacional na
perspectiva da educação inclusiva.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-11-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
CALHEIROS, David dos Santos; DOUNIS, Alessandra Bonorandi. A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5758. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5758.. Acesso em: 22 nov. 2024.