A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5758Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de terapeutas ocupacionais de uma universidade públicada Região Nordeste do Brasil, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o roteiro de entrevista, que permitiu entrevistar de forma relexiva 14 terapeutas ocupacionais. A análise de dados empregada foi a de conteúdo, especiicamente a temática. Os resultados indicaram que os(as) terapeutas ocupacionais são favoráveis à educação inclusiva, porém suas formações proissionais estavam direcionadas para uma dimensão clínica-terapêutica. Mediante essa situação, os(as) terapeutas ocupacionais sugerem algumas mudanças: incentivar a interface entre as áreas da saúde e educação; analisar/reformular a matriz curricular do curso; associar o conteúdo da Terapia Ocupacional no campo da educação inclusiva com os eixos do ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, é necessário que a Universidade pesquisada programe e execute ações que contribuam para formação proissional do(a) terapeuta ocupacional na
perspectiva da educação inclusiva.
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Publicado
2016-11-26
Edição
Seção
Artigos
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
CALHEIROS, David dos Santos; DOUNIS, Alessandra Bonorandi. A FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5758. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5758.. Acesso em: 12 nov. 2024.