DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM RELAÇÃO AO SISTEMA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240016Palavras-chave:
Autismo, Sistema educacional, InclusãoResumo
O autismo é uma doença que ainda não é completamente entendida pelos profissionais da área. Pois esse transtorno é considerado como multifatorial, tendo relação diretamente com fatores genéticos, ambientais, imunológicos e neurológicos. Não apresenta um marcador biológico comum em todos os quadros, dificultando e fazendo com que cada diagnostico seja único. Quanto mais cedo for diagnosticado o autismo mais chance terá de se desenvolver e conseguir viver uma vida moderadamente normal. A partir da avaliação é possível determinar os atendimentos clínicos e pedagógicos necessários para o bom desenvolvimento da criança com autismo. Tendo em consideração a problemática da inclusão de pessoas com autismo no sistema educacional, evidenciou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são as principais dificuldades relatadas pelas famílias de crianças com autismo em relação ao sistema educacional? Seguindo como objetivo geral a ideia de identificar as principais dificuldades relatadas pelas famílias de crianças com autismo em relação ao sistema educacional, passou-se a se adotar como objetivos específicos as seguintes metas: identificar os obstáculos associados à inserção no ambiente escolar; distinguir as dificuldades de acesso e adaptação à escola; identificar as perspectivas em relação às demais etapas do processo educacional.
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