DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM RELAÇÃO AO SISTEMA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240016

Palavras-chave:

Autismo, Sistema educacional, Inclusão

Resumo

O autismo é uma doença que ainda não é completamente entendida pelos profissionais da área. Pois esse transtorno é considerado como multifatorial, tendo relação diretamente com fatores genéticos, ambientais, imunológicos e neurológicos. Não apresenta um marcador biológico comum em todos os quadros, dificultando e fazendo com que cada diagnostico seja único. Quanto mais cedo for diagnosticado o autismo mais chance terá de se desenvolver e conseguir viver uma vida moderadamente normal.  A partir da avaliação é possível determinar os atendimentos clínicos e pedagógicos necessários para o bom desenvolvimento da criança com autismo. Tendo em consideração a problemática da inclusão de pessoas com autismo no sistema educacional, evidenciou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais são as principais dificuldades relatadas pelas famílias de crianças com autismo em relação ao sistema educacional? Seguindo como objetivo geral a ideia de identificar as principais dificuldades relatadas pelas famílias de crianças com autismo em relação ao sistema educacional, passou-se a se adotar como objetivos específicos as seguintes metas: identificar os obstáculos associados à inserção no ambiente escolar; distinguir as dificuldades de acesso e adaptação à escola; identificar as perspectivas em relação às demais etapas do processo educacional.

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Biografia do Autor

  • Davi MILAN, Rede Municipal de Educação de Quintana/SP

    Professor orientador de projetos na Universidade Virtual do estado de São Paulo - UNIVESP. Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Quintana/SP. Pesquisador na Universidade Estadual Paulista - UNESP campus de Mar´ília/SP.

  • Claudio Bezerra LEOPOLDINO, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFB. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena projeto de pesquisa voltado para a Gestão do Autismo.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

MILAN, Davi; BEZERRA LEOPOLDINO, Claudio. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM RELAÇÃO AO SISTEMA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240016, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/15342.. Acesso em: 22 nov. 2024.