Cartografia inclusiva

o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia

Autores

  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de SENA Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, UNESP - Campus de Ourinhos
  • Waldirene Ribeiro do CARMO Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p127-144

Palavras-chave:

Cartografia tátil, Inclusão, Educação Especial

Resumo

o ensaio tem o objetivo de apresentar o potencial dos mapas táteis no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual e as possibilidades de extrapolar da cartografia tátil para além da sala de aula. Nos últimos 30 anos temos testemunhado a ampliação do uso de mapas táteis para orientação e mobilidade, em espaços públicos e privados. Esses mapas são recursos valiosos, mas o seu bom uso depende de como a cartografia é trabalhada na escola e, nesse processo, a formação dos professores é fundamental. A partir de uma revisão de literatura o artigo aborda os principais conceitos da cartografia tátil e como estes foram inseridos, direta ou indiretamente, nos cursos de licenciatura em Geografia e hoje fazem parte inclusive de livros didáticos do ensino fundamental e de propostas de itinerários formativos do ensino médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de SENA, Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, UNESP - Campus de Ourinhos

    Graduação em Geografia (1993), mestrado (2001) e doutorado em Geografia em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2008). Professora Assistente Doutora da UNESP, atualmente está como vice-diretora da FCTE/Campus de Ourinhos. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ "Cartografia Escolar", Presidente da Comissão de Mapas para Crianças da Associação Cartográfica Internacional (ICA), foi coordenadora do subprojeto de Geografia/UNESP do PIBID (CAPES/2014-2018) e do núcleo de Geografia do Programa Residência Pedagógica (CAPES/2018-2019 e 2020-2022). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, formação de professores e metodologias de ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, cartografia tátil, educação especial, deficientes visuais e inclusão.

  • Waldirene Ribeiro do CARMO, Universidade de São Paulo - USP

    Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de mestre e doutora em Ciências (Geografia Física) pela mesma Universidade. Exerce suas funções profissionais no Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. É pesquisadora colaboradora do Centro de Cartografía Táctil da Universidad Tecnologica Metropolitana de Santiago do Chile e presidente da Comissão Maps for the Blind and Visually and Partially Sighted People da Associação Cartográfica Internacional. Tem experiência em cursos para formação continuada de professores nas áreas de cartografia escolar e tátil, educação especial e inclusão.

Referências

ALMEIDA, Regina. Araujo de. Tactile Maps in Geography. In: WRIGHT, James. D. (Editor-in-Chief). International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2ed.Oxford: Elsevier, 2015, 2ed, v. 24, p. 9-13. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/referencework/9780080970875/international-encyclopedia-of-the-social-and-behavioral-sciences Acesso em: 15 Set. 2022.

ALMEIDA, Regina Araujo de; CARMO, Waldirene Ribeiro do e SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia (capítulo 16), In: VENTURI, L. A. B. Geografia – Práticas de Campo, Laboratório e Sala de Aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011.

ALMEIDA, Regina Araujo de; CARMO, Waldirene Ribeiro do e SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Cartografia inclusiva: reflexões e propostas. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, v. 100, p. 224- 246, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1507. Acesso em: 15 Set. 2022.

ARRUDA, Luciana Maria Santos de. O ensino da Geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para elaborar o conceito de paisagem. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. MG. 2014.

ARRUDA, Luciana Maria Santos de. A Geografia do Instituto Benjamin Constant: história e momentos atuais. Revista Eletrônica Educação Geográfica em Foco. Rio de Janeiro, Ano 3, nº 6 Especial ELG, outubro/2019. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1149 Acesso em: 15 Set. 2022.

BITTENCOURT, Aline Alves. A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: experiências com professores em formação continuada. 2011. Dissertação (mestrado). Departamento de Geografia. Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2011.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf Acesso em 15 Set. 2022.

CARMO, Waldirene Ribeiro do. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) Departamento de Geografia, Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2009.

CARMO, Waldirene Ribeiro do Cartografia Tátil na Formação de Professores de Geografia: da teoria à prática. 2016 Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2016.

DEGREAS, Helena Napoleon. KATAKURA, Paula. Mapas Táteis: Orientação e Mobilidade em Ambiente Urbano, Revista Brasileira de Cartografia. Rio de Janeiro, No 68/8, p. 1553-1570, Set/Out/2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44379 Acesso em : 15 Set 2022.

CASATTI, Iany Teixeira. Cartografia inclusiva: mapas táteis das praças de Taquaritinga.2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia. Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação. UNESP. Ourinhos/SP. 2022.

ERIKSSON, Yvonne. Tactile Pictures: Pictorial Representations for the Blind, 1784-1940. Gothenburg: Acta Universitatis Gothoburgensis, 1998.

ERIKSSON, Yvonne. What is the history of tactile pictures? In: AXEL, Elisabeth S., LEVENT, Nina S. Art Beyond Sight: A Resource Guide to Art, Creativity, and Visual Impairment. New York: American Foundation for the Blind, 2003.

ERIKSSON, Y; JANSSON, Gunnar.; STRUCEL, Monica. Guidelines for the production of maps for the visually impaired. Sweden: The Swedish Braille Authority, 2003. Disponível em: https://www.mtm.se/contentassets/56e4043346e74163ba61d2b5aa8c0b95/tactile_maps_2003_eriksson_jansson_strucel.pdf Acesso em: 15 Set. 2022.

GARCÍA, Fernando. RUIZ, Pedro. Mapas geográficos para personas ciegas y deficientes visuales. Integración: Revista sobre discapacidad visual, Espanha: ONCE, n. 57, 56-72, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5828913 Acesso em: 15 Set. 2022.

GIMENEZ. Cristiano. Transposições de representações cartográficas utilizadas no tema "Geografia da população brasileira" para a cartografia tátil.2017. Dissertação (Mestrado em Geografia). Dissertação (Mestrado em Geografia) Departamento de Geografia Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2017

JORDÃO. Bárbara Gomes Flaire. O pensamento espacial e o raciocínio geográfico em alunos com deficiência visual: o papel da Cartografia Tátil. 2021. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2021.

KURT, Frank. (et al.). Blind and Physically Handicapped, Library Services, In: KENT, Allen. (Executive Editor). Encyclopedia of Library and Information Science. New York: Vol. 44 -Supplement 9, 1989.

MOREIRA, Juliana. Cartografia tátil e arte: técnicas de bordado para elaboração de mapas táteis. Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia. Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação. UNESP. Ourinhos/SP. 2021.

PRATT, Clara. Practical Geography for the Blind. Perkins Publication, Watertown, Massachusetts - USA, 1937.

RIBEIRO, Diego Alves. Uso de Tecnologia em Maquetes Interativas Como Recurso Inclusivo. Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia. Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação. UNESP. Ourinhos/SP. 2019

RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Cartografia tátil no ensino de Geografia: uma proposta metodológica de desenvolvimento e associação de recursos didáticos adaptados a pessoas com deficiência visual. 2008. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. São Paulo, 2008.

SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de e CARMO, Waldirene Ribeiro do. Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros v. 99, 2018, p. 102- 123. Disponível em : https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/1470 Acesso em: 15 Set. 2022.

VASCONCELLOS, Regina. A Cartografia Tátil e o Deficiente Visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. 1993. Tese (Doutorado em Geografia). Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP. 1993

WEIMER, David. To Touch a Sighted World: Tactile Maps in the Early Nineteenth Century. Winterthur Portfolio. Chicago, EUA: University of Chicago,

2/3 (Summer/Autumn 2017): 135-158. 2017. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/epdf/10.1086/694538n Acesso em: 15 Set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

GIMENES DE SENA, Carla Cristina Reinaldo; RIBEIRO DO CARMO, Waldirene. Cartografia inclusiva: o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia . Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 127–144, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p127-144. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13782.. Acesso em: 22 nov. 2024.