Cartografia inclusiva

o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia

Autores

  • Carla Cristina Reinaldo Gimenes de SENA Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, UNESP - Campus de Ourinhos
  • Waldirene Ribeiro do CARMO Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p127-144

Palavras-chave:

Cartografia tátil, Inclusão, Educação Especial

Resumo

o ensaio tem o objetivo de apresentar o potencial dos mapas táteis no ensino de Geografia para pessoas com deficiência visual e as possibilidades de extrapolar da cartografia tátil para além da sala de aula. Nos últimos 30 anos temos testemunhado a ampliação do uso de mapas táteis para orientação e mobilidade, em espaços públicos e privados. Esses mapas são recursos valiosos, mas o seu bom uso depende de como a cartografia é trabalhada na escola e, nesse processo, a formação dos professores é fundamental. A partir de uma revisão de literatura o artigo aborda os principais conceitos da cartografia tátil e como estes foram inseridos, direta ou indiretamente, nos cursos de licenciatura em Geografia e hoje fazem parte inclusive de livros didáticos do ensino fundamental e de propostas de itinerários formativos do ensino médio.

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Biografia do Autor

Carla Cristina Reinaldo Gimenes de SENA, Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, UNESP - Campus de Ourinhos

Graduação em Geografia (1993), mestrado (2001) e doutorado em Geografia em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2008). Professora Assistente Doutora da UNESP, atualmente está como vice-diretora da FCTE/Campus de Ourinhos. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ "Cartografia Escolar", Presidente da Comissão de Mapas para Crianças da Associação Cartográfica Internacional (ICA), foi coordenadora do subprojeto de Geografia/UNESP do PIBID (CAPES/2014-2018) e do núcleo de Geografia do Programa Residência Pedagógica (CAPES/2018-2019 e 2020-2022). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, formação de professores e metodologias de ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, cartografia tátil, educação especial, deficientes visuais e inclusão.

Waldirene Ribeiro do CARMO, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Obteve os títulos de mestre e doutora em Ciências (Geografia Física) pela mesma Universidade. Exerce suas funções profissionais no Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. É pesquisadora colaboradora do Centro de Cartografía Táctil da Universidad Tecnologica Metropolitana de Santiago do Chile e presidente da Comissão Maps for the Blind and Visually and Partially Sighted People da Associação Cartográfica Internacional. Tem experiência em cursos para formação continuada de professores nas áreas de cartografia escolar e tátil, educação especial e inclusão.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Gimenes de SENA, C. C. R., & Ribeiro do CARMO, W. (2022). Cartografia inclusiva: o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia . Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(2), 127–144. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p127-144