Desafios e perspectivas na inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro

um relato de experiência

Autores

  • Chirlene Oliveira de Jesus Pereira Universidade Federal da Recôncavo- UFRB
  • Ticiane Santana Santos Faculdade de Ciências e Empreendedorismo- FACEMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p129

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Ensino Superior, Inclusão, Legislação

Resumo

O processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, sobretudo, no ensino superior, ainda se encontra marcado por indefinições, apesar de muitas instituições se mostrarem receptivas à chegada dessas pessoas. O objetivo deste artigo, é analisar os desafios e perspectivas na inclusão de pessoas com deficiências no Ensino Superior brasileiro. Tratou-se de um estudo bibliográfico, fazendo dessa maneira o uso da pesquisa qualitativa, trazendo o método história de vida. O trabalho ressalta que apesar da evolução nas políticas que dizem respeito a inclusão, ainda se tem muito o que fazer para que ocorra uma completa inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chirlene Oliveira de Jesus Pereira, Universidade Federal da Recôncavo- UFRB

    Assistente Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Mestra e Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia.

  • Ticiane Santana Santos, Faculdade de Ciências e Empreendedorismo- FACEMP

    Assistente Social pela Faculdade de Ciências e Empreendedorismo - FACEMP. Pós graduanda em Políticas e Gestação em Serviço Social no Centro Universitário Leonardo Da Vinci e Serviço Social e Previdência Social na Faculdade FAVENI.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Chirlene Oliveira de Jesus; SANTOS, Ticiane Santana. Desafios e perspectivas na inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro: um relato de experiência. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 7, n. 2, p. 129–138, 2020. DOI: 10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p129. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/10680.. Acesso em: 22 nov. 2024.