AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores/as

  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas
  • Mariana Pinkoski de Souza Universidade La Salle Canoas
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.02.p21

Palabras clave:

Docentes com deficiência; Inclusão; Tecnologia Assistiva; Google For Education.

Resumen

O artigo tem como tema a tecnologia assistiva para educadores e os aplicativos da Google For Education. Seu objetivo consiste em verificar as possibilidades da Google For Education como tecnologia assistiva para docentes com deficiência do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que reúne artigos, livros e dissertações sobre o tema com uma análise focada no conteúdo. Os resultados apontam a importância das tecnologias assistivas, especialmente da Google For Education, para a efetividade da inclusão laboral de educadores universitários com deficiência. Observamos que esses artefatos agilizam e facilitam as atividades cotidianas, além de  possibilitar uma melhor interação entre o docente e seus discentes. Conclui-se, a partir dos estudos, que a Google for Education é uma  tecnologia assistiva que fornece várias opções de interações que ampliam a atuação do educador universitário com deficiência na sociedade acadêmica e promove inclusão educacional e laboral.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

    Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

  • Mariana Pinkoski de Souza, Universidade La Salle Canoas

    Mestra em em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista -IPA. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

  • Paulo Fossatti, Universidade La Salle Canoas

    Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

  • Hildegard Susana Jung

    Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Publicado

2019-07-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DE QUADROS DA SILVA, Louise; PINKOSKI DE SOUZA, Mariana; FOSSATTI, Paulo; SUSANA JUNG, Hildegard. AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 6, n. 1, p. 21–38, 2019. DOI: 10.36311/2358-8845.2019.v6n1.02.p21. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8778.. Acesso em: 22 nov. 2024.