AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas
  • Mariana Pinkoski de Souza Universidade La Salle Canoas
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.02.p21

Palavras-chave:

Docentes com deficiência; Inclusão; Tecnologia Assistiva; Google For Education.

Resumo

O artigo tem como tema a tecnologia assistiva para educadores e os aplicativos da Google For Education. Seu objetivo consiste em verificar as possibilidades da Google For Education como tecnologia assistiva para docentes com deficiência do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que reúne artigos, livros e dissertações sobre o tema com uma análise focada no conteúdo. Os resultados apontam a importância das tecnologias assistivas, especialmente da Google For Education, para a efetividade da inclusão laboral de educadores universitários com deficiência. Observamos que esses artefatos agilizam e facilitam as atividades cotidianas, além de  possibilitar uma melhor interação entre o docente e seus discentes. Conclui-se, a partir dos estudos, que a Google for Education é uma  tecnologia assistiva que fornece várias opções de interações que ampliam a atuação do educador universitário com deficiência na sociedade acadêmica e promove inclusão educacional e laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestranda em Educação na Universidade La Salle Canoas. Bolsista CAPES/PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Mariana Pinkoski de Souza, Universidade La Salle Canoas

Mestra em em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista -IPA. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS e docente do PPG Educação desta universidade. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Hildegard Susana Jung

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Quadros da Silva, L., Pinkoski de Souza, M., Fossatti, P., & Susana Jung, H. (2019). AS POSSIBILIDADES DA GOOGLE FOR EDUCATION COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 6(1), 21–38. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.02.p21

Edição

Seção

Artigos