Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista

Autores/as

  • Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO Unesp - FCT
  • Manoel Osmar SEABRA JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101

Palabras clave:

Tecnologia Educacional, Educação Especial, Prática Pedagógica, Autismo, Alfabetização

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de investigação realizado durante a disciplina de mestrado “Metodologias em Educação Especial com ênfase na Análise de Recursos de Tecnologia Assistiva em Ambientes Inclusivos” com o relato de experiência de observação e participação da autora na aplicação da Tecnologia Educacional “Jornada das Letras” a uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculada no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo verificar de que forma este software poderia auxiliar a aluna na aquisição da escrita, uma vez que, diferentemente dos demais estudantes da sala em que está incluída, ela ainda não alcançou a hipótese da escrita alfabética. O estudo justifica-se pela necessidade de buscar soluções que possam potencializar o processo de alfabetização das crianças com TEA mediante as complexidades do transtorno, buscando garantir a aquisição da escrita na idade exigida pelas diretrizes nacionais. Como base teórica para o estudo, foi realizada revisão de literatura com vistas a verificar: estudos relacionados ao uso de tecnologias digitais na educação, as orientações das diretrizes nacionais quanto a idade exigida para a alfabetização e as especificidades da alfabetização no aluno com TEA. A metodologia empregada para a investigação pautou-se na abordagem qualitativa, descritiva com observação participante e intervenção com a aplicação da tecnologia educacional. Posteriormente à, uma sondagem foi realizada, revelando evolução na hipótese da escrita, porém, constatou-se que, o jogo, sozinho não é capaz de alfabetizar, e que a estratégia de intervenção da professora/pesquisadora teve papel fundamental no êxito da aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mônia Daniela Dotta Martins KANASHIRO, Unesp - FCT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente, SP. Contato: moniadaniela@hotmail.com

  • Manoel Osmar SEABRA JUNIOR

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciência e Tecnologia de Presidente Prudente, SP. Contato: seabrajr.unesp@gmail.com

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

KANASHIRO, Mônia Daniela Dotta Martins; SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 101–120, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8773.. Acesso em: 22 nov. 2024.