Tecnologia educacional como recurso para a alfabetização da criança com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.08.p101Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Educação Especial, Prática Pedagógica, Autismo, AlfabetizaçãoResumo
Este artigo apresenta o resultado de investigação realizado durante a disciplina de mestrado “Metodologias em Educação Especial com ênfase na Análise de Recursos de Tecnologia Assistiva em Ambientes Inclusivos” com o relato de experiência de observação e participação da autora na aplicação da Tecnologia Educacional “Jornada das Letras” a uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculada no segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo verificar de que forma este software poderia auxiliar a aluna na aquisição da escrita, uma vez que, diferentemente dos demais estudantes da sala em que está incluída, ela ainda não alcançou a hipótese da escrita alfabética. O estudo justifica-se pela necessidade de buscar soluções que possam potencializar o processo de alfabetização das crianças com TEA mediante as complexidades do transtorno, buscando garantir a aquisição da escrita na idade exigida pelas diretrizes nacionais. Como base teórica para o estudo, foi realizada revisão de literatura com vistas a verificar: estudos relacionados ao uso de tecnologias digitais na educação, as orientações das diretrizes nacionais quanto a idade exigida para a alfabetização e as especificidades da alfabetização no aluno com TEA. A metodologia empregada para a investigação pautou-se na abordagem qualitativa, descritiva com observação participante e intervenção com a aplicação da tecnologia educacional. Posteriormente à, uma sondagem foi realizada, revelando evolução na hipótese da escrita, porém, constatou-se que, o jogo, sozinho não é capaz de alfabetizar, e que a estratégia de intervenção da professora/pesquisadora teve papel fundamental no êxito da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1