Prospecção de material didático utilizado no processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.09.p121Palabras clave:
Educação Especial, Inclusão, Acessibilidade, Análise Tecnológica, PatenteResumen
O desenvolvimento de métodos pedagógicos tem sido essencial no processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência, mas ainda é difícil identificar, avaliar e socializar o grau de aprovação, impactos e possibilidades destas metodologias. A prospecção tecnológica é uma ferramenta usada para mapear as tecnologias existentes, visando contribuir para planejamento estratégico nas diversas áreas. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi realizar uma análise tecnológica de material didático aplicado no processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência. A pesquisa de patentes foi realizada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e no Espacenet, base de dados europeia. O escopo foi elaborado a partir da seleção de quatro palavras-chave e de um código da Classificação Internacional de Patente. Das 275 patentes analisadas, apenas 71 faziam parte do objeto da pesquisa. A evolução anual de depósitos de patentes teve crescimento acentuado a partir de 2004, sendo o Brasil o país com maior número de depósito de patentes. A Fundação Universidade Regional de Blumenau se destacou no desenvolvimento de produtos de acessibilidade pedagógica e os inventores brasileiros foram os principais protagonistas. Das deficiências avaliadas, mais de 70% dos produtos encontrados foram para a deficiência visual. Os recursos computacionais foram destaque quanto ao tipo inovação pedagógica para pessoa com deficiência. O estudo de prospecção tecnológica pode contribuir para avanços no processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1