Deficiência intelectual
análise de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial (2010-2015)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p11Palabras clave:
Educação Especial, Deficiência Intelectual, Revista Brasileira de Educação EspecialResumen
O objetivo do presente trabalho foi analisar os artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial, os quais encontram-se indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), publicados no intervalo de tempo entre 2010 à 2015. Foram consideradas para análise somente artigos que continham a Deficiência Intelectual e o seu processo educacional como foco. Neste estudo bibliográfico foi utilizada a pesquisa de cunho quanti quali, com ênfase na pesquisa da pesquisa em educação. O referencial teórico apresenta um breve contexto histórico da pessoa com deficiência e assim como o da Revista Brasileira de Educação Especial. Os resultados indicam que a concentração das publicações analisadas são no Estado do Paraná, tendo a formação continuada de professores e a inclusão escolar de alunos com deficiência na rede regular de ensino, citadas em quase todas as pesquisas, assim como todas estas apresentam seu caráter de cunho qualitativo, sendo apenas uma também quantitativa. Suas entrevistas tem predominância de perfil semiestruturada e seus autores são de áreas distintas, o que resulta em uma confirmação da tendência de produção coletiva interdisciplinar na atualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1