Deficiência intelectual

análise de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial (2010-2015)

Autores

  • Janaina Isis Rodaski Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Giselle Priscila Scheidt Martins Gartner Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p11

Palavras-chave:

Educação Especial, Deficiência Intelectual, Revista Brasileira de Educação Especial

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar os artigos científicos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial, os quais encontram-se indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), publicados no intervalo de tempo entre 2010 à 2015. Foram consideradas para análise somente artigos que continham a Deficiência Intelectual e o seu processo educacional como foco. Neste estudo bibliográfico foi utilizada a pesquisa de cunho quanti quali, com ênfase na pesquisa da pesquisa em educação. O referencial teórico apresenta um breve contexto histórico da pessoa com deficiência e assim como o da Revista Brasileira de Educação Especial. Os resultados indicam que a concentração das publicações analisadas são no Estado do Paraná, tendo a formação continuada de professores e a inclusão escolar de alunos com deficiência na rede regular de ensino, citadas em quase todas as pesquisas, assim como todas estas apresentam seu caráter de cunho qualitativo, sendo apenas uma também quantitativa. Suas entrevistas tem predominância de perfil semiestruturada e seus autores são de áreas distintas, o que resulta em uma confirmação da tendência de produção coletiva interdisciplinar na atualidade.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Rodaski, J. I., & Scheidt Martins Gartner, G. P. (2020). Deficiência intelectual: análise de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial (2010-2015). Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 7(2), 11–22. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n2.p11

Edição

Seção

Artigos