Gestos e escrita de alunos com deficiência intelectual no espaço escolar: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.11.p147Palabras clave:
Gestos, Escrita, Deficiência intelectual, EscolaResumen
Este estudo objetivou analisar a função dos gestos como manifestação simbólica de alunos com deficiência intelectual na aprendizagem da língua escrita, a partir das interações que são estabelecidas em sala de aula. A partir disso, pretende-se ampliar a discussão sobre a apropriação da escrita por esses alunos na escola, segundo a perspectiva interacionista de linguagem. Buscamos, neste escrito, tecer breves reflexões a respeito dos movimentos gestuais realizados pelos alunos, relacionando-os aos processos de construção da escrita. Considerando o Estudo de Caso de três estudantes, selecionamos o caso de Deise e apresentaremos aqui, um breve relato dessa investigação que foi realizada com essa aluna, numa turma de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola municipal, localizada na cidade de Salvador (BA). Os resultados encontrados sugerem um necessário olhar para as várias funções que os gestos podem revelar nas dinâmicas interativas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1