Gestos e escrita de alunos com deficiência intelectual no espaço escolar: um estudo de caso

Autores/as

  • Daiane Santil COSTA Professora da Rede Municipal de Ensino. Email: daisantil@gmail.com. Salvador. Bahia. Brasil.
  • Félix Marcial Diaz RODRIGUEZ Professor da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia(UFBA). Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas Del Mined, Cuba. Salvador; Bahia; Brasil. E-mail: felixmarcial@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.11.p147

Palabras clave:

Gestos, Escrita, Deficiência intelectual, Escola

Resumen

Este estudo objetivou analisar a função dos gestos como manifestação simbólica de alunos com deficiência intelectual na aprendizagem da língua escrita, a partir das interações que são estabelecidas em sala de aula. A partir disso, pretende-se ampliar a discussão sobre a apropriação da escrita por esses alunos na escola, segundo a perspectiva interacionista de linguagem. Buscamos, neste escrito, tecer breves reflexões a respeito dos movimentos gestuais realizados pelos alunos, relacionando-os aos processos de construção da escrita. Considerando o Estudo de Caso de três estudantes, selecionamos o caso de Deise e apresentaremos aqui, um breve relato dessa investigação que foi realizada com essa aluna, numa turma de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola municipal, localizada na cidade de Salvador (BA). Os resultados encontrados sugerem um necessário olhar para as várias funções que os gestos podem revelar nas dinâmicas interativas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daiane Santil COSTA, Professora da Rede Municipal de Ensino. Email: daisantil@gmail.com. Salvador. Bahia. Brasil.

    Pedagoga (UFBA), Psicopedagoga, Mestre e Doutora (UFBA), Professora da Rede Municipal de Salvador. Salvador, Bahia, Brasil. Email: daisantil@gmail.com.

  • Félix Marcial Diaz RODRIGUEZ, Professor da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia(UFBA). Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas Del Mined, Cuba. Salvador; Bahia; Brasil. E-mail: felixmarcial@hotmail.com

    Professor da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia(UFBA). Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas Del Mined, Cuba. E-mail: felixmarcial@hotmail.com

Publicado

2018-12-21

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

COSTA, Daiane Santil; RODRIGUEZ, Félix Marcial Diaz. Gestos e escrita de alunos com deficiência intelectual no espaço escolar: um estudo de caso. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 147–160, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.11.p147. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7607.. Acesso em: 22 nov. 2024.