UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Anelice Astrid RIBETTO
  • Luma Balbi de Figueiredo CORDEIRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69

Resumen

este artigo é fruto da composição da pesquisa de mestrado “Cartografando gestos escolares de surdos em Rio Bonito: entre o Maior e o menor da educação”. Ela trata das tensões entre as Histórias, as Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares de quatro pessoas surdas de Rio Bonito, município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Gilles Deleuze e Félix Guattari nos apresentam o conceito de literatura menor, como dispositivo para estudar a obra de Franz Kafka. Neste sentido, tentamos promover um deslocamento: usar esse conceito, operando com a noção de histórias menores, como dispositivo para pensarmos as trajetórias escolares dos surdos como formas de resistências às formas em que hegemonicamente vêm sendo inventados e em decorrência desta invenção, quais políticas educacionais vêm sendo promovidas para a escolarização deles.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Anelice Astrid RIBETTO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Luma Balbi de Figueiredo CORDEIRO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2017-03-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RIBETTO, Anelice Astrid; CORDEIRO, Luma Balbi de Figueiredo. UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6749.. Acesso em: 22 nov. 2024.