UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69Resumo
este artigo é fruto da composição da pesquisa de mestrado “Cartografando gestos escolares de surdos em Rio Bonito: entre o Maior e o menor da educação”. Ela trata das tensões entre as Histórias, as Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares de quatro pessoas surdas de Rio Bonito, município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Gilles Deleuze e Félix Guattari nos apresentam o conceito de literatura menor, como dispositivo para estudar a obra de Franz Kafka. Neste sentido, tentamos promover um deslocamento: usar esse conceito, operando com a noção de histórias menores, como dispositivo para pensarmos as trajetórias escolares dos surdos como formas de resistências às formas em que hegemonicamente vêm sendo inventados e em decorrência desta invenção, quais políticas educacionais vêm sendo promovidas para a escolarização deles.Downloads
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Publicado
2017-03-06
Edição
Seção
Artigos
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Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1
Como Citar
RIBETTO, Anelice Astrid; CORDEIRO, Luma Balbi de Figueiredo. UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6749.. Acesso em: 12 nov. 2024.