UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69Abstract
este artigo é fruto da composição da pesquisa de mestrado “Cartografando gestos escolares de surdos em Rio Bonito: entre o Maior e o menor da educação”. Ela trata das tensões entre as Histórias, as Políticas da Educação de Surdos e as histórias escolares de quatro pessoas surdas de Rio Bonito, município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Gilles Deleuze e Félix Guattari nos apresentam o conceito de literatura menor, como dispositivo para estudar a obra de Franz Kafka. Neste sentido, tentamos promover um deslocamento: usar esse conceito, operando com a noção de histórias menores, como dispositivo para pensarmos as trajetórias escolares dos surdos como formas de resistências às formas em que hegemonicamente vêm sendo inventados e em decorrência desta invenção, quais políticas educacionais vêm sendo promovidas para a escolarização deles.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-06
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
RIBETTO, Anelice Astrid; CORDEIRO, Luma Balbi de Figueiredo. UM ESFORÇO DE PESQUISA: PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA TENSÃO ENTRE O MAIOR E O MENOR DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.07.p69. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6749.. Acesso em: 22 nov. 2024.