REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de uma aluna surda, buscando subsídios paraavanços em relação às perspectivas de inclusão dessa população. Para cumprir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo que teve como fonte de dados: observações em sala de aula regular e em atividades extraclasse; entrevistas semiestruturadas com os pais da criança, professora e coordenadora da escola e; leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados indicaram que a principal preocupação da gestão escolar refere-se às questões estruturais, principalmente, aquelas relacionadas ao número de alunos na sala de aula. A professora mencionou despreparo para lidar com tal processo e a mãe relatou não observar diiculdades de interação e comunicação entre a ilha e os colegas da escola. Em relação às práticas pedagógicas foi observada, em sala de aula, uma desarticulação entre as atividades realizadas com os alunos e a criança surda, que muitas vezes dedica seu tempo a atividades lúdicas descontextualizadas do processo de ensino-aprendizagem. Os dados permitiram concluir que, o processo
de inclusão do sujeito surdo em questão é restrito aos aspectos estruturais, desconsiderando, muitas vezes, as peculiaridades
linguísticas, culturais e pedagógicas da surdez.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-01-25
Número
Sección
Artigos
Licencia
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1
Cómo citar
SANTOS, Maria Eloisa dos; BAGAROLLO, Maria Fernanda. REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759.. Acesso em: 22 nov. 2024.