REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de uma aluna surda, buscando subsídios paraavanços em relação às perspectivas de inclusão dessa população. Para cumprir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo que teve como fonte de dados: observações em sala de aula regular e em atividades extraclasse; entrevistas semiestruturadas com os pais da criança, professora e coordenadora da escola e; leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados indicaram que a principal preocupação da gestão escolar refere-se às questões estruturais, principalmente, aquelas relacionadas ao número de alunos na sala de aula. A professora mencionou despreparo para lidar com tal processo e a mãe relatou não observar diiculdades de interação e comunicação entre a ilha e os colegas da escola. Em relação às práticas pedagógicas foi observada, em sala de aula, uma desarticulação entre as atividades realizadas com os alunos e a criança surda, que muitas vezes dedica seu tempo a atividades lúdicas descontextualizadas do processo de ensino-aprendizagem. Os dados permitiram concluir que, o processo
de inclusão do sujeito surdo em questão é restrito aos aspectos estruturais, desconsiderando, muitas vezes, as peculiaridades
linguísticas, culturais e pedagógicas da surdez.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-01-25
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
SANTOS, Maria Eloisa dos; BAGAROLLO, Maria Fernanda. REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 2, n. 02, 2016. DOI: 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759.. Acesso em: 22 nov. 2024.