USOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240007

Palabras clave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, Educação de surdo, Ensino/Aprendizagem

Resumen

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica das principais tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas na educação de alunos surdos no Brasil. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou métodos de análise bibliográfica e documental para coletar dados de fontes diversas, como livros, revistas, leis e sites. Os resultados indicam que as tecnologias educacionais e recursos digitais são eficazes como suporte educacional para a pessoa surda, pois possibilitam a interação, desenvolvimento e aprendizado. Além disso, foi observado que as tecnologias de tradução de língua de sinais, jogos educativos, animações e eBooks são as mais utilizadas e bem-sucedidas para a educação de alunos surdos. Conclui-se, portanto, que o uso de tecnologias educacionais pode ser uma estratégia importante para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • George Franca dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

    Professor da Universidade Federal do Tocantins UFT no curso de Letras: Libras e no Programa de Pós-Graduação Modelagem Computacional de Sistemas- PPGMCS. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins - UNITINS, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins - UFT e diretor do Câmpus de Porto Nacional da UFT. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias educacionais, Ead, filosofia, inclusão digital, acessibilidade.

  • Janaine Honorato, UFT

    Possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Tocantins (2020) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Atualmente é professor PI da Prefeitura Municipal de Palmas - TO.

Referencias

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Bianconcini de; D, Maria Elizabeth. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Boletim de Educação Matemática, vol. 21, núm. 29, 2008, pp. 99-129 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221870006.pdf>. Acesso em: 06 mar. 2021.

ALMEIDA, Maria E. B. De; VALENTE, José Armando. Integração Currículo E Tecnologias E A Produção De Narrativas Digitais. Currículo Sem Fronteiras, V. 12, N. 3, P. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.htm>. Acesso em: 06 mar. 2021.

BROCHADO, Sonia Maria Dechandt; LACERDA, Cristina Broglia de Feitosa e ROCHA Luiz Renato Martins da. Projeto De Pesquisa: Softwar E Glossário De Informática Com Aplicação De Libras E De Tecnologia De captura De Movimento 3d, Journal of Research in Special Educational Needs. Volume 16. Number s1. 2016 905–908 Disponível em: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12348 Acesso em: 06 mar. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e o art. 18 da Lei nº 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

BRASIL. VLibras. Governo Federal; Governo Digital, 2014. Disponível em: <https://www.gov.br/governodigital/pt-br/vlibras/>. Acesso em: 01 abr. 2021.

CRUZ, Sergio Manuel Serra da et al. Uma ferramenta para auxiliar o ensino da Tecnologia da Informação para surdos. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 244, out. 2017. ISSN 2316-8889. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7387/5183>. Acesso em: 07 abr. 2021.

FRANÇA, George dos Santos; LUZ, Héllen Souza; CAMPOS, Magaly Liliane Chaves. Uma Revisão De Estudos Sobre O Uso De Tecnologias Digitais Educacionais Para O Ensino aprendizagem Da Comunidade Surda. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.9 – 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/73 Acesso em: 07 abr. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

KENSKI, V. M.; MEDEIROS, R. A.; ORDÉAS, J. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 141–152, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9872. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9872 Acesso em: 5 mar. 2021.

LAKATOS, Ana Maria; MARCONE, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTINS, Lívia Maria Ninci; LINS, Heloísa Andreia de Matos. Tecnologia E Educação De Surdos: Possibilidades De Intervenção. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente-SP, v. 26, n. 2, p. 188-206, maio/ago. 2015 disponível em: <http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3481>. Acesso em: 06 mar. 2021.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação e sociedade., Campinas, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, out.2007. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000 300019&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 mar. 2021.

NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro; LIZ, Ana Paula Cortina. Jogos Digitais No Ensino Da Língua Portuguesapara Crianças Surdas - Revista Periferia, v. 9, n. 1, jan./jun. 2017 - Dossiê: Educação Especial e Inclusiva. Disponível em https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/28763/20728 Acesso em: 06 mar. 2021

MACHADO, P. César. (2007). A Influência da Linguagem Viso-Espacial no Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda. Revista Linhas, 2(2). Disponível em:

<https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1286>. Acesso em: 06 mar. 2021.

QUADROS, Ronice Müller de (organizadora). Estudos Surdos III. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008.

QUADROS, Ronice Müller. Libras (Linguística para ensino superior; 5) ed. São Paulo: Parábola, 2019.

RIZZO, Jakellinny Gonçalves de Souza; PEREIRA, Rutnéia de Ávila. Desenvolvimento de um jogo educativo para contribuir no aprendizado da língua portuguesa para alunos surdos. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 5, n. 6, p. 32-39, jul. 2017. ISSN 2318-4051. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/6249>. Acesso em: 01 abr. 2021.

SANTOS, Maria Andréia Rodrigues dos; FAVERO, Eloi Luiz. Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 12 Nº 1, julho, 2014 Disponível em: file:///C:/Users/janai/Downloads/49822-202453-1- PB.pdf. Acesso em: 06 mar. 2021.

SERAFIM, Cátia Cilene. Acessibilidade Digital: capacidade de ampliação da ferramenta VLibras para o universo dos surdos. Brasília, DF: 2019. https://bdm.unb.br/bitstream/10483/24482/1/2019_C%C3%A1tiaCileneSerafim_tcc.pdf> .

Acesso em: 01 abr. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. (1941). Metodologia do trabalho científico – 2. ed. – São Paulo : Cortez, 2017.

SOUSA, Alexandre Melo de; QUADROS, Ronice Müller de. Toponímia em Libras: tecnologia e ensino. III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Araranguá, SC, Brasil – 03 a 05 de junho de 2019. Disponível em file:///C:/Users/janai/Downloads/131-Texto%20do%20artigo-1221-1-10-20190816.pdf Acesso em: 06 mar. 2021.

STUMPF, Marianne Rossi. Educação de Surdos e Novas Tecnologias. UFSC. Florianópolis, 2010. Disponível em:

<http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacaoDeSurdosENovas Tecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_base_Atualizado_1_.pdf- Acesso em: 06 mar. 2021.

VALENTE, J. A., & ALMEIDA, M. E. B. (2020). Políticas de tecnologia na educação no Brasil: Visão histórica e lições aprendidas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(94). Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295 Acesso em: 06 mar. 2021.

Wohlmuth da Silva, C., Jorge Teixeira, D., Batista, V. J., Santos Gonçalves, B., & Triska, R. (2014). Livro digital bilíngue para crianças surdas: uma análise na perspectiva do design visual de interface em tela. Design E Tecnologia, 4(08), 31-38. Disponível em: https://doi.org/10.23972/det2014iss08pp31-38 Acesso em: 06 mar. 2021.

Publicado

2024-02-22

Cómo citar

FRANCA DOS SANTOS, George; HONORATO, Janaine. USOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 1, p. e0240007, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240007. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14690.. Acesso em: 22 nov. 2024.