USOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240007

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC, Educação de surdo, Ensino/Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica das principais tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas na educação de alunos surdos no Brasil. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou métodos de análise bibliográfica e documental para coletar dados de fontes diversas, como livros, revistas, leis e sites. Os resultados indicam que as tecnologias educacionais e recursos digitais são eficazes como suporte educacional para a pessoa surda, pois possibilitam a interação, desenvolvimento e aprendizado. Além disso, foi observado que as tecnologias de tradução de língua de sinais, jogos educativos, animações e eBooks são as mais utilizadas e bem-sucedidas para a educação de alunos surdos. Conclui-se, portanto, que o uso de tecnologias educacionais pode ser uma estratégia importante para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos.

Biografia do Autor

  • George Franca dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

    Professor da Universidade Federal do Tocantins UFT no curso de Letras: Libras e no Programa de Pós-Graduação Modelagem Computacional de Sistemas- PPGMCS. Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas: Mídia e Conhecimento pela mesma Universidade. Foi Pró-reitor de Graduação da Universidade do Tocantins - UNITINS, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Tocantins - UFT e diretor do Câmpus de Porto Nacional da UFT. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de tecnologias educacionais, Ead, filosofia, inclusão digital, acessibilidade.

  • Janaine Honorato, UFT

    Possui graduação em Letras-Libras pela Universidade Federal do Tocantins (2020) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Atualmente é professor PI da Prefeitura Municipal de Palmas - TO.

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Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo