Trajetórias formativas na escolarização de dois estudantes com deficiência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p25-38

Palabras clave:

Pessoa com deficiência visual, Inclusão escolar, Trajetórias escolares

Resumen

Este estudo teve como objetivo investigar o processo de escolarização de dois estudantes com Deficiência Visual (DV): um com cegueira e outro com baixa visão, ambos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato do Estado do Ceará. Para tanto, elegemos uma abordagem qualitativa de pesquisa, tomando como suporte falas significativas dos sujeitos pesquisados, em que os seus depoimentos nos auxiliaram a conhecer experiências (particulares/colaborativas) educacionais, desde o período da escola regular primária e da escola especializada até a escola técnica Concluímos que essa perspectiva integradora reflete a escola regular ancorada numa concepção de deficiência como algo intrínseco do estudante com DV, em que ele está sujeito às suas características e, por essa razão, tem suas desvantagens em relação ao processo de aprendizagem que a escola coloca sob sua responsabilidade se abstém da responsabilidade do sucesso ou do fracasso escolar do estudante, como se o processo de inclusão escolar dependesse unicamente dele.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Ricardo da Silva RAMOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutor em Estudos da Linguagem - Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor Associado de Ensino de Educação Física, Estágio Supervisionado e Psicomotricidade do curso de Educação Física, Pedagogia e outros da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor de Educação e Inclusão do Mestrado PPGEA. Professor de Psicomotricidade da Pós Graduação Lato Sensu de Educação Infantil - UFRRJ. Coordenador PIBID Ed. Física - Inclusão - UFRRJ/CAPES. Tem experiência na área de Educação Física terapêutica, Equitação Terapêutica, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Física infantil, projetos pedagógicos, Alfabetização, processos ensino-aprendizagem em Alfabetização para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, Equoterapia Educacional e Hipoterapia, Praxiologia Motriz, Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Integração Sensorial.

  • Cleonice Almeida da SILVA, nstituto Federal do Ceará - IFCE - campus Crato

    Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2009). Atualmente é Assistente em Administração - Instituto Federal do Ceará - Campus Crato. Advogada. Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Referencias

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

AMIRALIAN, M.L, M.L., M.L., M. L. T. M. Sou cego ou enxergo? As questões da Baixa Visão. Educar, Curitiba, n. 23, p. 15-28, 2004. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n23/n23a03.pdf. Acesso em: 18 de out. 2018.

AMIRALIAN, M. L. T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno deficiente visual na escola: lembranças e depoimentos. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

CHACON, Miguel Cláudio Moriel. Aspectos Relacionais, Familiares e Sociais da Relação Pai-Filho com Deficiência Física. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 17, n. 3, p. 441-458, set./dez. 2011. Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/rbee/v17n3/v17n3a07.pdf. Acesso em: 29 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam.

ed. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4).

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.

CIAVATTA, M. FRIGOTTO, G., RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um

debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, G. et al. (Orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 21-56.

GLAT, Rosana. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais: processos educacionais e diversidade. In: LONGHINI, M.D. (Org.). O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2012. p.75-92.

GLAT, R.; NUNES, L. R. O. P.; FERREIRA, J. R; MENDES, E. G. Pesquisa em

educação especial na pós-graduação. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1998.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: ed. UERJ, 2011.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O método de história de vida em pesquisas sobre auto-percepção de pessoas com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial, UFSM, Santa Maria, RS, v. 22, n. 34, p. 139-154, maio/ago. 2009. DOI: 10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/268/128. Acesso em: 2 fev.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1994.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela. G. Inclusão escolar. Organização de Valéria Amorim Arantes. São Paulo: Summus, 2006. 104 p. (Coleção Pontos e Contrapontos).

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Editora Companhia das Letras, 1995.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, ES, 7-10 jun. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 15 out. 2018.

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

RAMOS, José Ricardo da Silva; ALMEIDA DA SILVA, Cleonice. Trajetórias formativas na escolarização de dois estudantes com deficiência visual. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 2, p. 25–38, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p25-38. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13746.. Acesso em: 22 nov. 2024.