Trajetórias formativas na escolarização de dois estudantes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p25-38

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência visual, Inclusão escolar, Trajetórias escolares

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o processo de escolarização de dois estudantes com Deficiência Visual (DV): um com cegueira e outro com baixa visão, ambos egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato do Estado do Ceará. Para tanto, elegemos uma abordagem qualitativa de pesquisa, tomando como suporte falas significativas dos sujeitos pesquisados, em que os seus depoimentos nos auxiliaram a conhecer experiências (particulares/colaborativas) educacionais, desde o período da escola regular primária e da escola especializada até a escola técnica Concluímos que essa perspectiva integradora reflete a escola regular ancorada numa concepção de deficiência como algo intrínseco do estudante com DV, em que ele está sujeito às suas características e, por essa razão, tem suas desvantagens em relação ao processo de aprendizagem que a escola coloca sob sua responsabilidade se abstém da responsabilidade do sucesso ou do fracasso escolar do estudante, como se o processo de inclusão escolar dependesse unicamente dele.

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Biografia do Autor

José Ricardo da Silva RAMOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos da Linguagem - Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor Associado de Ensino de Educação Física, Estágio Supervisionado e Psicomotricidade do curso de Educação Física, Pedagogia e outros da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor de Educação e Inclusão do Mestrado PPGEA. Professor de Psicomotricidade da Pós Graduação Lato Sensu de Educação Infantil - UFRRJ. Coordenador PIBID Ed. Física - Inclusão - UFRRJ/CAPES. Tem experiência na área de Educação Física terapêutica, Equitação Terapêutica, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Física infantil, projetos pedagógicos, Alfabetização, processos ensino-aprendizagem em Alfabetização para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, Equoterapia Educacional e Hipoterapia, Praxiologia Motriz, Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Integração Sensorial.

Cleonice Almeida da SILVA, nstituto Federal do Ceará - IFCE - campus Crato

Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Cariri (2009). Atualmente é Assistente em Administração - Instituto Federal do Ceará - Campus Crato. Advogada. Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

RAMOS, J. R. da S., & Almeida da SILVA, C. (2022). Trajetórias formativas na escolarização de dois estudantes com deficiência visual. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 9(2), 25–38. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p25-38