Ver com (outros olhos) no Instituto Benjamin Constant
modos como vamos nos formando professoras
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p71-84Palabras clave:
Formação de professores, Educação Especial, Deficiência visualResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência, no qual narramos encontros formativos no Instituto Benjamin Constant (IBC), instituição referência no atendimento de pessoas com cegueira e baixa visão, localizada no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Somos professoras e pesquisadoras das nossas trajetórias formativas e consideramos que a formação não está apenas circunscrita aos cursos de formação de professores, ela vai além, transbordando tais fronteiras. Nesse sentido, conviver no IBC nos proporcionou problematizar algumas certezas que alimentamos por algum tempo, fruto de uma formação sócio-histórica moderna e ocidental. Dentre elas, a desnaturalização dos modos como percebemos o mundo e decretamos juízo sobre ele. Assim, buscamos refletir, a partir de nossas experiências, sobre os elementos que têm nutrido nossa formação, nos permitindo ver com outros olhos, propondo uma reflexão sobre os efeitos das condições formativas a que somos submetidas em nossas ações educativas e contribuindo para pensarmos os processos formativos no que diz respeito à educação de pessoas nomeadas com deficiência visual, a partir do encontro com outros.
Descargas
Referencias
CASTAÑEDA, C. Uma estranha realidade (9.ª Ed.). Rio de Janeiro: Record, 1971.
CLÍMACO, Julia Campos. Direitos humanos, invisibilidade e educação especial. Revista SER Social, Brasília: jul./dez. 2010, v. 12, n. 27, p. 214-232. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/4143/3454. Acesso em: 01 mai 2016.
CLÍMACO, Júlia Campos. Discursos jurídicos e pedagógicos sobre a diferença na educação especial. FLASCO - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Sede Académica Argentina, 2010.
CONTRERAS DOMINGO, José; PEREZ DE LARA, Núria. Investigar La Experiencia Educativa. Madrid: Morata, 2010
FILÉ, Valter. Tentativas e tentações: batidas no território da linguagem. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de narrar. Rio de Janeiro: Faperj, 2010. p. 123-134
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: FOUCAULT, Michel. Repensar a política: Ditos e escritos VI. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 289-347.
GAMA, Aline Costalonga; PARAVIDINI, Calili Cardozo dos Santos; GUIMARÃES, Décio Nascimento; AMARAL, Shirlena Campos de Souza. O ANTICAPACITISMO E O PODER DAS PALAVRAS: a linguagem como ideal de emancipação das pessoas com deficiência. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 81, n. 27, p. 1762-1772, set. 2021. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/999. Acesso em: 10 set. 2022.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002.
GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2008.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LARROSA, Jorge. Dar a ler... Talvez. IN: LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
LAZZAROTTO, Gislei Domingas Romanzini; CARVALHO, Julia Dutra de. Afetar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (orgs). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p.25-27.
MACAMBIRA, Leidiane. Encontrar(se), (não)ver(se), diferir(se): platôs para pensar a educação de pessoas que não veem (apenas) com os olhos. 2017. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. Disponível em: https://ppgedu.org/uploads/dissertacoes/2017/leidiane_dos_santos_aguiar_macambira.pdf . Acesso em 13/07/2019.
MANSO, Carolina Cardoso. Narrativas do não ver: (re) criações do corpo e do cegar. Niterói: editora da UFF, 2015.
MOEHLECKE, Vilene. Oficinar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (orgs). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p.167-170.
MOREY, Miguel. Kantspromenade, invitación a la lectura de Walter Benjamin. In. Revista Creación. Madrid, n. 1, p. 1-11, abr.1990. Disponível em: <http://www.mediafire.com/view/1422414gq39f343/BBF006.pdf >. Acesso em: 20 de março de 2018.
NEVES, Claudia Abbês Baêta. Desejar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (orgs). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p.69-72.
NICASTRO, Sandra; GRECO, María Beatriz. Entre Trayectorias: escenas y pensamientos en espacio de formación. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2012.
SILVA, Daiana Pilar Andrade de Freitas. Entre cartas e conversações: uma experiência literária nos encontros com crianças com cegueira. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. 2018. Disponível em: http://ppgedu.org/ffp/teses.html. Acesso em 18/09/2022.
SKLIAR, Carlos. A invenção e a exclusão da alteridade "deficiente" a partir dos significados da normalidade. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre, v.24, p.15-32, jul/dez. 1999.
SKLIAR, Carlos. Educar la mirada. Revista Sin Puntero, 2009. Disponível em http://laescuelaylosjovenes.blogspot. com.br/2010/02/educar-la-mirada.html. Acesso em 17 fev. 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo; LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa: Uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Novos olhares na pesquisa em educação. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 129-157.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1